Hipertexto é um recurso que organiza conhecimentos. Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento à medida que o hipertexto é construído de forma cooperativa.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. A utilização da ferramenta de hipertexto na educação pode impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual, a aprendizagem ocorrendo através das descobertas, localizando uma informação, participam de um processo de busca e construção do conhecimento mais eficiente, de diversas fontes, respeitando o atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse, e inserindo o aluno no processo educativo do mundo digital. Os sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita; uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário